Eixo virtual – Uma grande solução para a usinagem com cinco eixos

Interromper a usinagem durante a execução de um programa com cinco eixos já não é mais problema. Remover a ferramenta da peça é simples, basta ativar a funcionalidade “Eixo Virtual” e mover-se na direção desejada.

O eixo virtual é um eixo fictício que sempre se move na direção para a qual se encontra orientada a ferramenta. O CNC se encarrega de ver qual é a posição dos eixos rotativos da máquina para que, quando se quiser mover-se perpendicular ao plano, basta ativar o Eixo Virtual e poder mover-se na referida direção. Simples, cômodo e eficaz.

O grande potencial é que se pode utilizá-lo online durante a execução de um programa. Tão simples como dar início ao seu programa, pegar o volante, selecionar o Eixo Virtual e movê-lo, sem que isso afete o transcurso da execução.

É de grande valia, por exemplo, para peças fundidas, nas quais a superfície costuma ser bastante irregular. A ferramenta pode assumir diferentes profundidades de passada em uma mesma trajetória, de modo que é simples controlá-la graças a esta nova aplicação,de forma imediata e sem interromper a execução do programa, simplificando o trabalho do operário.

Para a execução de furos em ângulo, não é necessário ter definido um plano inclinado de trabalho, basta simplesmente ter a ferramenta inclinada e ativar a instrução #VIRTAX. Além disso, durante o processo de furação, pode-se remover a ferramenta na direção do plano no qual se encontra.

O Eixo Virtual funciona com qualquer tipo de cinemática e, ao ser tratado como mais um eixo do sistema, podem ser estabelecidos limites, em razão do que se evitam colisões indesejáveis.

Exemplo: Executar uma furação de forma manual, com a ferramenta girada 35º sobre o eixo X e 25º sobre o eixo Y.

Eje virtual

  • (a) Após terem sido girados os eixos rotativos, posiciona-se a ferramenta no ponto X50 Y35 Z10
  • (b) Mediante MDI executa-se a instrução #VIRTAX para poder trabalhar com o Eixo Virtual.
  • (c) Move-se o Eixo Virtual a 10mm negativos para executar a furação.

A máquina interpolou os eixos necessários para mover-se 10mm na direção do plano definido, mas continua-se visualizando as coordenadas fornecidas desde o início.