Goratu: A maior retificadora da Espanha com CNC Fagor

A Goratu, fabricante de máquinas-ferramenta com sede em Elgoibar, em seu processo de produzir máquinas cada vez mais personalizadas e de maiores dimensões, acaba de finalizar o “retrofit” da maior retificadora plana da Espanha.

O “retrofit” consiste em recuperar uma máquina que tenha se tornado obsoleta ou danificada com o tempo, de forma a obter dela a maior produtividade possível. Para que um “retrofit” seja viável economicamente é imprescindível a reutilização da maior parte possível da máquina.

A máquina, uma Heckert SZ25188 fabricada na antiga Alemanha Oriental, chegou muito deteriorada pelo uso e, aproximadamente um ano após o início da sua reforma, foi concluída com êxito a sua colocação em funcionamento novamente. Para este projeto em particular, a Goratu optou por equipar a máquina com novos sistemas digitais da Fagor: transdutores lineares e angulares, reguladores, motores e o CNC 8070.

Esta retificadora plana se caracteriza, por além de suas dimensões, por dispor de dois spindles, um universal e um tangencial. Estes spindles permitem retificar planos distintos das peças de forma rápida e precisa sem a necessidade de mover a peça.

A fabricação de bancadas de precisão de grandes dimensões é bastante complexa. Como não existem grandes retificadoras que possam acomodar toda a bancada, este trabalho é realizado mediante o uso de padrões que servem para ajustar as diferentes seções. Esta operação é manual e visual, devido ao que um erro acarreta um custo em tempo e valor muito elevados. Costuma-se retificar seções da bancada para montá-las a seguir. O fato da bancada ser composta por várias seções dificulta o processo de obtenção de grandes precisões.

Heckert SZ25188

  • Capacidade: 2950mm x 20000mm
  • Dimensões da mesa: 2500 x 20000
  • Altura máxima da peça: 2500mm
  • Distância entre colunas: 3000mm
  • Peso máximo da peça: : 100tn
  • Acessórios:
*Spindle Universal
*Spindle Tangencial
*Dispositivo de nivelação transversal

No caso da máquina da Goratu, a dimensão original da mesa era de 6 x 2,5 metros, mas com o objetivo de fabricar peças mais precisas, aumentou-se o curso do eixo longitudinal para 20 metros. Isto permite retificar bancadas inteiras ou em menos seções, conseguindo obter-se maior precisão

Esta retificadora foi projetada especialmente para o mercado de máquinas-ferramenta, oferecendo uma solução para setores tão variados como o naval, de energia eólica e outros. Atualmente, estão retificando uma peça de 17 metros de comprimento, a qual será montada em um torno de bancada horizontal, modelo GHT 11 da Goratu, para o torneamento de peças pesadas

Com a finalidade de validar o processo de usinagem, a Goratu vai iniciar utilizando a máquina para retificar suas próprias bancadas, não descartando a possibilidade de retificar peças para outras empresas em um futuro próximo.

CNC 8070 e ciclos personalizados

Para facilitar o trabalho do operador, a Fagor Automation e a Goratu, desenvolveram uma série de telas e ciclos adaptados ao funcionamento da máquina. Em colaboração com o pessoal da Fagor Automation, foram introduzidos no CNC 8070-OL ciclos típicos de retificadora. Os ciclos implementados são: Plongée, Transversal intermitente, Transversal contínuo, origens de peça e diamante, condições de corte, etc., nos quais o usuário somente precisa introduzir os dados da usinagem ou medição a realizar, e o CNC se encarregará de realizar as operações necessárias.

Para facilitar ainda mais a introdução dos dados, os ciclos estarão acompanhados de gráficos e textos de ajuda, com os quais o operador somente precisará seguir o que for indicado na tela. Com estes ciclos, o usuário pode usinar as peças sem a necessidade de programar em linguagem ISO, combinado ciclos automáticos y semi-automáticos.

Projeto Power OM

A máquina é parte do projeto europeu Power-OM, “Power consumption driven Reliability, Operation and Maintenance Optimisation”, que aborda o ciclo de vida da máquina pela perspectiva da técnica CbM (Condition Based Maintenace) e se baseia nas mudanças do consumo que se produzem na máquina à medida que seus componentes vão se desgastando ou deteriorando.