Acordo de cooperação mútua: A Fagor Automation e a Universidade MONDRAGON México firmam um acordo de cooperação

Graças ao acordo de cooperação, a Universidade MONDRAGON México e a Fagor Automation conduzirão, a partir do próximo curso, treinamento específico na área de controle numérico.

A MONDRAGON Educación Internacional (MEi) nasceu em 2010 da aliança entre a Mondragon Unibertsitatea e a Alecop S. Coop. Foi criada com uma missão clara dentro da Corporação MONDRAGON: promover e administrar centros de formação superior, com base no conhecimento acumulado por todas as instituições de ensino e educação da Corporação.

Desde 2011 no México

Em 2011, a Corporação MONDRAGON adquiriu a Universidade UCO, de Querétaro, integrando-a à Rede MONDRAGON de Educação Internacional (MEI), com escolas profissionalizantes também na Colômbia e Arábia Saudita. A MEI conta com 70 anos de história em serviços educativos focados nas pessoas, na comunidade e na solidariedade.

Atualmente, a Universidade MONDRAGON México conta com 15 cursos profissionais e 8 mestrados e encontra-se entre as melhores universidades particulares do país, conforme avaliação da Federação das Instituições Mexicanas Particulares de Ensino Superior (FIMPES), onde se encontram somente 2,5% das escolas profissionalizantes de ensino pago do país.

Marijo Pagaldai, presidente da MEi, esteve presente no fechamento do acordo entre a Fagor Automation e a Universidade MONDRAGON México, firmado no mês de março último. “Dentro do projeto da MONDRAGON Educación Internacional desejamos transportar para o México o nosso modelo do País Basco (Euskadi, em basco), bastante ligado à indústria e cooperativas do local. Desta forma, a Universidade MONDRAGON México trabalha a serviço da comunidade de cooperativas localizadas em Querétaro, a maior parte delas da Corporação MONDRAGON”. Pelo acordo de cooperação, “a Fagor Automation e a Universidade MONDRAGON México oferecerão cursos específicos em sala de aula ou laboratório, denominado Fagor Automation, nos quais os participantes poderão aprender a usar os CNCs da Fagor”.

A Universidade está localizada onde se encontram a maioria das cooperativas de MONDRAGON, em Querétaro, razão pela qual o acordo impulsionará ainda mais a relação entre empresas e universidade, e a cooperação mútua entre elas.

Sala de aula ou laboratório Fagor Automation

Na inauguração do espaço, também estiveram presentes representantes da administração mexicana, bem como da Fagor Automation e a da própria universidade. Rafa Aranzabal, gerente de Vendas da Fagor Automation, valorizou o acordo de cooperação em si e a colaboração mútua existente entre diferentes centros de ensino e cooperativas. “Esta sala de aula está instalada com equipamentos de controle numérico de última geração e, além disso, propicia a boa relação com as demais empresas da região. Assim, os alunos irão trabalhar com a ajuda de profissionais e aprenderão a usar nossos controles”.

Serão oferecidas visitas à sala de aula para clientes da Fagor Automation México, e além das aulas práticas aos estudantes serão proporcionados serviços de treinamento técnico, tanto a estudantes como a empresas e interessados em sistemas mais avançados de controle numérico, salientou Aranzabal.

Por sua vez, o Reitor da UMx, Arturo Alvarado Hierro, declarou que a inauguração destes espaços complementa a formação acadêmica de alto nível dos alunos. “É um exemplo de um dos valores mais importantes na UMx, a cooperação, onde as empresas decidem investir na geração de alternativas para os jovens queretanos e para os profissionais em treinamento”, destacou o reitor.

Aliança estratégica

Trata-se de uma aliança estratégica entre a Universidade MONDRAGON México, a empresa Fagor Automation México e a Caixa Imaculada, Sociedade Cooperativa de Poupança e Empréstimo, que beneficiará os alunos dos cursos de Administração Financeira e Finanças e, no caso da Sala de Aula Fagor, os alunos dos cursos de Engenharia Mecatrônica e Engenharia Industrial, ressaltou o reitor.

Na inauguração estiveram presentes, além do diretor geral para a América da Fagor Automation, Rafael Aranzabal: o gerente geral da Caixa Imaculada, Enrique Alva Cardoso, a presidente da Administração da Caixa Imaculada, Lilia Alamilla Aguilera, o presidente do Conselho da Universidade Mondragón México, José Madariaga, a representante da Corporação MONDRAGON no México, Teresa Fernández Fernández, o representante no México do Governo Basco, Ibon Mendibelzua e a presidente da MONDRAGON Educación Internacional, Marijo Pagaldai.

Fonte: TUlankide Nº601 Maio-Junho 2017