Como reduzir o tempo de parada das máquinas-ferramenta?

A Fagor Aotek participa no projeto europeu do 7º Programa Estrutural (7º Framework Program) Nº 314548 “Confiabilidade com base no consumo de energia, otimização de operação e manutenção”.

Várias empresas de diferentes países colaboram neste projeto relacionado à motorização de componentes de máquinas.

O objetivo principal do projeto é reduzir o tempo de parada das máquinas-ferramenta por meio de uma manutenção preditiva inteligente. . Normalmente, na prática, a manutenção é realizada em intervalos programados ou imediatamente após a detecção de falhas. No primeiro caso, a programação não leva em consideração as condições de funcionamento da máquina e no segundo, a falha pode resultar em efeitos inesperados nas peças ou na própria máquina.

Há uma tendência para a manutenção preditiva de estratégias inteligentes, que minimizam o tempo de parada das máquinas. O projeto Power-OM propõe monitorar o consumo de energia elétrica e o perfil de funcionamento para implementar uma Manutenção baseada nas condições (Condition based Maintenance, CbM).

Esta estratégia de manutenção preditiva inteligente tenta avaliar a “saúde” da máquina através de programas padrão curtos de testes, que combinam diagnóstico para os componentes mais importantes, para gerar um relatório da condição da máquina. Durante estes testes, são obtidas amostras e armazenadas uma série de variáveis procedentes de sensores, tanto internos do sistema CNC-regulador como externos (acelerômetros, etc.).

Após o processamento é gerado o resultado do teste, uma “impressão digital” da máquina, que pode-se comparar com certos padrões para avaliar valores de saúde relacionados com os componentes mais críticos (principalmente o spindle e as guias lineares das máquinas-ferramenta).

Junto com este teste, realizado em intervalos periódicos (diariamente, semanalmente, etc.), serão obtidas e armazenadas amostras dos dados de funcionamento. Isso fornece informações para se relacionar falhas a condições de funcionamento (potência, faixas de velocidade, etc.) para tentar-se identificar os parâmetros de um processo que possa levar a uma possível falha.

Os dados de funcionamento e as “impressões digitais” podem ser enviadas a um servidor remoto e, com base no conhecimento de de máquinas idênticas ou similares, os algoritmos CbM podem sugerir a realização de uma manutenção ou reparar procedimentos programados de tal forma que não interrompam a produção.

Para alcançar estes objetivos, o CNC 8070 da FAGOR, junto com os reguladores digitais AXD/SPD, são adequados e os dados internos podem ser amostrados a alta velocidade.

Acessar sinais externos recebidos por dispositivos ARTIS GEM-OA requer um bus de tempo real. A comunicação entre Fagor Automation e Artis é realizada em CanOpen em tempos de ciclo entre 4 e 12 milisegundos. A Artis desenvolveu o protocolo escravo CanOpen e os dados circulam à velocidades especificadas entre os componentes. A informação flui em ambas as direções e pode ser configurada de maneira bastante flexível.

Deve-se salientar que esta base de comunicação estabelece um bom ponto de partida para a parceria entre Fagor e Artis na área de monitoração de processo, onde o valor agregado no campo pode ser introduzido nos CNC’s Fagor.