Bodycote aposta na Fagor Automation para a modernização (retrofit) de suas máquinas com CNC

A BODYCOTE, líder mundial em serviços de tratamento térmico, possui em andamento já há três anos, em sua fábrica de Billy-Berclau – França, um plano de modernização de seu parque de máquinas equipadas com CNC. (Volume de negócios 800M €, 6.000 empregados, 190 fábricas em todo o mundo, incluindo 27 na França).

Máquina de têmpera
Máquina de têmpera: O Sr. DELETRE (à direita) e o Sr. HERDUIN (no centro) diante do CNC 8055 da última máquina modernizada

Esta fábrica está equipada com diversas máquinas, que como passar do tempo e suas falhas decorrentes do seu envelhecimento, haviam se tornado um problema para a sua atividade.

Em sua chegada, o novo gerente da fábrica, o Sr. DELETRE, pôs em marcha um plano para renovar o parque de máquinas e melhorar a atividade industrial.

Colocou-se em contato com a empresa HD AUTOMATISME, especializada na manutenção e otimização de equipamentos industriais, principalmente na conversão digital e ajustes mecânicos de equipamentos de máquinas-ferramenta, para colocar em funcionamento uma primeira máquina que serviria de modelo para o seu plano.

A HD AUTOMATISME, que há mais de 10 anos mantém um estreita relação com a Fagor Automation, e que é o Centro Autorizado de Serviços Técnicos da Fagor (CTAF) para a região do norte da França, propôs adaptar as máquinas com uma configuração de CNC 8055 e motores da Fagor.

O CNC possui características específicas tais como a possibilidade de poder modificar a trajetória, com um volante, durante um ciclo automático, ou criar um programa a partir de uma primeira peça usinada por meio de várias operações manuais, validando as trajetórias e as funções ao mesmo tempo.

Após o sucesso obtido com esta primeira modernização, a BODYCOTE lançou um projeto para o retrofit de uma a uma das máquinas restantes equipadas com CNC de uma geração anterior (NUM, SIEMENS, ROCKWELL ou B & R).

Até a presente data, foram modernizadas com sucesso outras oito máquinas, e as três restantes serão executadas nos próximos meses. Desta forma, a Bodycote dotará suas instalações de máquinas mais eficientes e com um automatismo mais homogêneo, melhorando consideravelmente a produtividade desta fábrica que é especializada em tratamento térmico, especialmente de engrenagens.

O Sr. DELETRE nos comenta: O futuro de nossa fábrica teve que passar por uma etapa obrigatória de modernização dos controles numéricos e robôs de nossos equipamentos de produção. Com um conjunto de máquinas heterogêneo e obsoleto, era necessário tomar uma decisão, nosso negócio necessitava de equipamentos confiáveis e possuir a flexibilidade que nossos funcionários requerem no processo de fabricação.

Por que FAGOR?: Além da proposta econômica em relação aos seus concorrentes, também a facilidade de implementação, a capacidade técnica e a gestão de projetos da empresa HD AUTOMATISME mostrada neste campo, nos convenceu desde a instalação da primeira máquina. Estávamos caminhando até a versatilidade e a flexibilidade que tanto necessitávamos”.

O Sr. HERDUIN, gerente da HD AUTOMATISME, acrescenta: Devido à sua elevada flexibilidade de operação e de integração, o CNC FAGOR nos permitiu, por um lado, considerar e cumprir com os aspectos técnicos e, por outro lado, padronizar todo o conjunto de máquinas com uma mesma configuração”.

Mais informações:

-BODYCOTE : www.bodycote.com

-HD AUTOMATISME : www.hdautomatisme.com